Passeie pelos "Pilares da Criação" neste vídeo em 3D
Chamam-lhe os "Pilares da Criação" por se tratar de uma verdadeira maternidade de estrelas. As três colunas de gás na Nebulosa da Águia (Eagle Nebula), ou M16, são um local onde se estão a formar novas estrelas, partindo daqui para a sua vida de milhares de milhões de anos na Via Láctea.
A foto desta região captada em 1995 pelo telescópio espacial Hubble cativou milhões de pessoas e fez desta formação natural uma das mais reconhecidas imagens da nossa galáxia.
Como se vê na imagem no topo desta página, utilizando novos instrumentos - designadamente o Multi Unit Spectroscopic Explorer (MUSE), um espectrómetro instalado no Very Large Telescope localizado no Chile - foi agora possível observar esta nebulosa ainda com mais definição.
Estas medições - associadas aos avanços na tecnologia de animação por computador - permitem ainda criar uma inédita viagem virtual através desa área do cosmos, que pode ver no vídeo abaixo disponibilizado pelo European Southern Observatory (ESO). Encontra mais informações sobre a realização deste vídeo aqui.
[YouTube:prHevmFCLYk]